Onde tudo começou ”Netflix”

Text Netflix

Onde tudo começou ”Netflix”

A história da Netflix  a ”rainha da streaming”

Muita gente hoje não consegue viver sem  o serviço de streaming, cancelou a TV a cabo por causa dela e faz maratonas sem parar de filmes e séries. Mas você sabe como ela começou — e até quem ficou bem perto de comprá-la, mas não conseguiu? A seguir, conheça toda a trajetória do passado e do presente da Netflix.

A Netflix foi fundada no dia 29 de agosto de 1997. Reed Hastings e Marc Randolph foram os criadores dessa empresa que hoje, sem dúvidas, é um grande sucesso. Eles queriam mergulhar de cabeça no mundo da tecnologia, tudo começou quando Reed Hastings teve que pagar 40 dólares de multa atrasado pela entrega de um filme que ele alugou, ele percebeu que não era um serviço que atraísse os clientes, não era um serviço justo. Parece uma história muito boa, mas foi uma situação criada para explicar o sucesso da Netflix. Então depois de um grande estudo de mercado que Reed Hastings se uniu Marc e criaram a Netflix.

Fundadores da Netflix

 

Reed Hastings nasceu em Boston, tem formação em Matemática e mestrado em inteligência artificial em Stanford. Em 1991, ele ajuda a fundar uma companhia chamada Pure Software, que cria um depurador de sucesso para Unix. Cinco anos depois, a empresa é vendida e Hastings foca em novos projetos”.

 

 

 

 

Marc Randolph tem especialização em publicidade e vendas. Ele começou trabalhando na MicroWarehouse, que vendia PCs e acessórios por correspondência. Depois, foi para uma startup comprada por Hastings e se tornou vice-presidente de marketing por lá. Randolph agora atua nos conselhos da Looker Data Sciences e Chubbies Shorts .Anteriormente ele serviu nas diretorias da Getable, Rafter, ReadyForce”.

 

O começo

A ideia inicial mesmo veio de Marc Randolph que é especialista em vendas, a ideia dele era criar um sistema de vendas pela internet, o primeiro teste deles foi com fitas VHS, só que elas eram muito caras e muito frágeis, então eles começaram a procurar por novos mercados. Foi quando eles começaram a testar o DVD, um formato de mídia em disco que tava so começando nos Estados Unidos, começou a ser usado em Abril de 1998, e no momento não tinha nada a ver com streaming.

Funcionava assim, você acessava o site, encomendava os filmes pelo site mesmo e os DVDs eram entregues na sua casa, quando terminava de assistir, ou acabava o prazo da locação, um moto-boy passava na sua casa e pegava os DVDs novamente, ou você postava nos correios, o pagamento era feito por título locado, não tinha nada de pagamento por assinatura mensal .

Foi em 1999 que o mercado de assinaturas começou e então a netflix começou a fazer  sucesso, você paga uma taxa fixa, os filmes eram enviados ainda por correio e você pegava quantos filmes quisesse, e não precisava se preocupar com o atraso de locação.

Propostas

No começo a Netflix foi quase vendida duas vezes, em 1998  a dupla fundadora se encontrou com o CEO da Amazon, Jeff Bezos, e ouviu uma proposta de compra de 12 milhões de dólares. Ela foi recusada e, hoje, a Amazon é uma das grandes rivais da Netflix no streaming com  o Amazon prime video.

E a segunda vez  é a mais inacreditável. Em 2000, a Netflix se oferece para ser comprada pela Blockbuster, que era líder absoluta no mercado de videolocadoras. O valor? Cinquenta milhões de dólares, pouco para o serviço de streaming hoje em dia, e uma fortuna que a Blockbuster já não arrecada. Na época, a rede de vídeo tinha em mente que o mercado online era um nicho e a própria Netflix não estava rendendo tanto dinheiro, então realmente não parecia valer a pena. O problema é que um pouco de visão de mercado talvez levasse a compra a acontecer, mas hoje olhando o sucesso da Netflix e da Blockbuster vemos quem fez uma má escolha nesse negócio.

Remodelagem

No mesmo ano (2000) a Netflix  muda de logo e adota o formato em fundo vermelho que a gente conhece até hoje.

Como era:

Antes logomarca

E tem mudança também na cadeira de CEO. Randolph sai em 2002 e deixa o cargo com Hastings. Ele já disse em entrevistas que gostava mais da fase startup da empresa e que o colega é o grande responsável pelo sucesso da plataforma. Hoje, Randolph trabalha com investimentos e na formação de novos empreendedores, além de ter cofundado uma empresa de software de análise de dados.

”Nesse mesmo ano (2000) e agora decidida a ser independente, a Netflix inicia a oferta pública de ações. No ano seguinte e embalada pelos investimentos e procura de mercado, ela chega a 1 milhão de assinantes, e apos isso não para mais de crescer”.

Alguns anos depois, mais exato 2007, quando o modelo de streaming em vídeo é apresentado. Naquela época, ela também atinge a marca de 1 bilhão de DVDs alugados, mas os discos estavam começando a ficar para trás. Aí, naquele ano, acontece uma coisa curiosa que pouca gente sabe. A Netflix anuncia um concurso para premiar com 1 milhão de dólares a equipe que desenvolvesse o melhor algoritmo de recomendação de conteúdo para os assinantes.

Os vencedores foram os cientistas da BellKor’s Pragmatic Chaos, uma mistura da AT&T com um laboratório da Áustria. O algoritmo deles melhorava o da Netflix em pouco mais de 10%, mas, no fim das contas, nem foi implementado! É que o concurso durou dois anos, e em 2009 foi concluído, a implementação seria muito cara em termos de engenharia e o foco em streaming mudava quase tudo nos estudos.

Domínio Global

A Netflix entrou na década seguinte a toda velocidade. Em 2010, ela estreia no primeiro país fora dos Estados Unidos, indo para o Canadá. Hoje em dia, para você ter uma ideia, são mais de 190 países com o serviço disponível. Até hoje é difícil conseguir a aprovação do governo na China, enquanto as regiões de Coreia do Norte, Siria e Crimeia sofrem restrições do próprio governo norte-americano.

Em 2008, um susto: a empresa sofre problemas técnicos no banco de dados e fica três dias sem enviar DVDs para os assinantes. O baque foi grande e os arquivos foram recuperados, mas fizeram a Netflix se espertar. Ela então adota servidores em nuvem e escolhe o Amazon Web Services que vai virar uma de suas maiores rivais. A migração completa de todos os dados e processos e tão demorada que  só termina em 2016.

Mudanças

Na metade de 2011, a Netflix passa por uma mudança radical que muita gente achava ter sido um erro. Ela se separa de vez do negócio de DVDs e deixa o nome Netflix como algo totalmente online e por streaming. Já o serviço de envio de filmes e agora até games pelo correio passava a se chamar Qwikster, com “w” e “k”.

A divisão  significa que as contas seriam separadas e  os assinantes agora precisariam assinar Netflix e Qwikster para ter os serviços que antes eram um só. E, em 2011, muita gente ainda não tinha o hábito de streaming, e nem uma boa conexão para fazer isso, preferindo os bons e velhos DVDs. E como tudo ainda pode piorar, os preços aumentaram.

A ideia não durou um mês. O CEO Reed Hastings se desculpou em uma postagem no blog da empresa, mas não adiantou muito e centenas de milhares de norte-americanos cancelaram a assinatura. A Netflix abandona o nome separado,  mantinha as entregas de DVDs no domínio DVD.com mas por agora (2018) o site esta fora do de serviço.

Primeiro lançamento de Série

A primeira série de distribuição exclusiva da Netflix é Lillyhammer, que conta a história de um mafioso isolado em uma pequena cidade da Noruega. Já em 2013, estreia “House of Cards”, a maior aposta de investimento da Netflix até o momento e o primeiro grande conteúdo original inclusive em produção. Foram 100 milhões de dólares pra duas temporadas de 13 episódios cada.

“House of Cards”, o primeiro grande sucesso

Nem precisa falar que deu certo, né? Foi a primeira série feita para o meio online que recebeu indicações nas principais categorias do Emmy, ganhando seis ao todo, além de dois Globos de Ouro. A Netflix também ficou famosa por salvar séries canceladas e dar uma segunda chance. Isso começou com a quarta temporada de “Arrested Development” e também valeu pra “The Killing“, “Três é Demais” e “Gilmore Girls“.

Conteúdos Originais

Uma grande novidade é um pedido antigo da comunidade. Depois de anos, no fim de 2016 ela finalmente libera o download de conteúdos para serem assistidos offline, primeiro em tablets e smartphones e depois para PCs. Antes disso, ela mudou o sistema de classificação de cinco estrelas para uma nota em positivo ou negativo. Mas claro que a Netflix já gerou muita polêmica. Para começar, os filmes originais não saem nos cinemas, o que irrita muitas distribuidoras e redes. Essas produções têm sido deixados de lado em várias premiações tradicionais da sétima arte e a estreia em Cannes em 2017 foi com vaias.

Além disso, a Netflix atualmente tem investido muito mais em conteúdo original e sofre para licenciar o catálogo de outras marcas, o que gera muitas críticas dos assinantes e alguns cancelamentos.

”Um dos motivos? Ela mesma criou um mercado forte de streaming, e emissoras como Fox e HBO criaram os próprios serviços com conteúdos exclusivos”.

A empresa também é uma grande defensora da neutralidade de rede, especialmente nos Estados Unidos. Várias operadoras de lá já foram acusadas de diminuir de propósito a velocidade da conexão de usuários que passam muito tempo no streaming, e leis do tipo são discutidas atualmente no país.

No Brasil

A Netflix estreia por aqui em 5 de setembro de 2011. A empresa conquistou o público inclusive com uma ótima atuação nas redes sociais e algumas propagandas incríveis para internet. Fábio Junior, Valesca Popozuda, João Kleber e até a Xuxa já estrelaram comerciais que bombaram.

O faturamento em 2015 aqui no país já era de 1,1 bilhão de reais, superando até o de algumas emissoras nacionais da TV aberta. Foram 2,64 bilhões de receita só nos três primeiros meses de 2017, e ela atualmente acumula nada menos que 118,9 milhões de assinantes, e o faturamento no primeiro trimestre do ano, a Netflix faturou cerca de US$ 3,7 bilhões ( cerca de R$ 12,6 bilhões de reais)

By: P.Barros

 

 

 

Gostou da História da Netflix? Temos no Blog a história do WhastApp

A história do WhatsApp, o ”rei dos mensageiros”.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *