Primeiro Doodle em realidade virtual da Google é homenagem a Georges Méliès

Primeiro Doodle em realidade virtual da Google é homenagem a Georges Méliès

Quem acessa a página inicial do Google nesta quinta-feira (03) vê no Doodle de hoje uma homenagem a Georges Méliès, o lendário ilusionista e cineasta francês, pioneiro em diversas técnicas cinematográficas e consagrado como um dos principais representantes da sétima arte. O produto da homenagem é a animação “Back to the Moon” (“De volta à Lua”, em tradução livre), título em referência ao filme mais conhecido do autor, “Viagem à Lua”, de 1902.

Além de uma simples homenagem, o Doodle é o primeiro feito pela Google em realidade virtual, se você estiver equipado com qualquer headset de VR, pode usufruir de uma experiência bastante imersiva. No PC ou no celular, basta movimentar a tela para os lados em 360° para acompanhar qualquer trecho das cenas animadas.

Curiosidade

O que são os Doodles?

De vez em quando, esse logotipo da Google recebe uma nova imagem, que é chamado de Doodle e está sempre relacionado com algum acontecimento ou com alguma data importante. De acordo com o Google, a ideia de colocar um desenho novo no logotipo surgiu em 1998, quando os fundadores do Google decidiram colocar um desenho atrás do segundo “o” da palavra Google, com uma mensagem para os utilizadores em como eles se encontravam “fora do escritório”, para assistir o Festival Burning Man.

Há cerca de 15 anos, Larry Page e Sergey Brin pediram ao webmaster (desenvolvedor de sites) da Google, para que desenvolvesse e criasse um Doodle que tivesse a ver com o Dia da Bastilha, para celebrar esse dia 14 de Julho, que marcou a queda da maior prisão de França, um grande evento da Revolução ocorrido no ano 1789. Desde então todas as datas importantes foram sempre celebradas pela Google através dos seus Doodles. Pensando nos seus utilizadores, em 2003, a Google coloca uma pequena lembrança dando os parabéns aos utilizadores no dia de aniversário.

 A Homenagem

A celebração de hoje aproveita o gancho do aniversário do lançamento de um dos grandes clássicos de Méliès “A Conquista do Polo”: a película foi apresentada por Méliès em 3 de maio de 1912. A filmografia do francês é repleta de temas de ficção científica com abordagens surreais e fantásticas mesmo para a época, e este tom também está presente no Doodle.

O canal do Google Spotlight Stories no YouTube traz um making of com os bastidores da produção, enquanto o site oficial do Doodle revela uma série de detalhes bem interessantes sobre a obra de Méliès e como ela inspirou a animação feita pela gigante da web.

Atração Online

O museu virtual da Google, inclusive, conta com uma exposição dedicada a Méliès (disponível em português). Se tiver curiosidade dê uma olhada no museu da Google.

 

Link Museu: https://artsandculture.google.com/search/streetview?project=streetviews

 

A animação foi produzida pelas equipes Google Spotlight em pareceria com a Google Arts & Culture e a Cinémathèque Française.

 

Um pouco sobre Georges Méliès

Georges Méliès, cujo nome de batismo é Marie Georges Jean Méliès. Foi um ilusionista e cineasta francês famoso por liderar muitos desenvolvimentos técnicos e narrativos no alvorecer do cinema.

Nascimento: 8 de dezembro de 1861, Paris, França

Falecimento: 21 de janeiro de 1938, Paris, França

 Algumas de suas obras

– Vida y obra de un pionero del cine
– Georges Méliès: la magia del cine
– Le Voyage dans la lune
– La vie et l’oeuvre d’un pionnier
– A Trip to the Moon Coloring Book
– II Mago del cinema
– Da Terra à Lua

Livros disponíveis na Amazon 

 By: P.Barros

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *